Publicado por: Nuno Gouveia | Novembro 4, 2008

A noite eleitoral pode terminar cedo

Os Estados Unidos são um grande país, com diversos tempos horários. E por isso, com os dados conhecidos, poderemos saber o resultado desta noite eleitoral bem cedo. Senão observemos os horários de fecho das urnas, por estados.

closing-time

As urnas fecham às 23 horas (de Lisboa) no Indiana e Kentucky. Uma vitória de Obama no Indiana iria significar que praticamente estaria eleito, dado a vantagem nas sondagens. Mas mesmo que perca esta eleição, uma hora mais tarde fecham as urnas na Florida e Virgínia. Caso Obama vença os dois, isso poderá significar a derrota de Mccain. Uma vitória de Obama na Florida, mesmo perdendo a Virgínia também seria meio caminho andado para a glória eleitoral. Se Mccain continuar competitivo nestes estados e no Ohio e Carolina do Norte, que encerram as suas urnas às 0h30, então teremos a certeza que a noite será longa, e talvez tenhamos que esperar até ter os resultados do Oeste, nomeadamente do Nevada, Colorado e New México.

Mas se as sondagens estiverem certas, então Barack Obama deverá ter a eleição garantida nas primeiras horas da contagem. Do Indiana, Ohio, Virgínia, Carolina do Norte e Florida deverá sair a garantia da sua vitória.


Responses

  1. Caro Nuno, duas pequenas correcções, se me permites. As urnas no Indiana só fecham à meia-noite e a Florida à uma. Isto porque partes dos Estados estão noutro fuso horário. Creio que as televisões acordaram só declarar um vencedor quando as urnas estiverem fechadas em “todo” o Estado. Pelo que os primeiros dados só chegarão a Portugal à meia-noite (IN, VA, GA).

    Um abraço e boa sorte para a cobertura desta noite eleitoral! (p.s. foi um prazer ouvir-te ontem na TSF….!)

  2. Aqui no Brasil primeiros dados chegarão às 21:00 acredito. Tenho notícia de que aparentemente a quantidade de urnas não suporta o eleitorado de hoje. As filas assustadoramente gigantescas são a prova de que a tecnologia de votação americana é uma piada. Vejam o incidente grave ocorrido em uma cidade americana bastante conhecida pelo mundo, mas que pelo menos não tem esse preocupante caos de filas.

  3. GOD BLESS AMERICA! Eu creio, que a festa da Democracia acontece de novo, ainda bem… Não me importo muito com a vitória de Obama, apesar de saber que existe racismo, até mesmo por parte de negros e seus simpatizantes… Sejamos honestos! Ninguém gosta de diferenças poderosas… Por isso, que DEUS ABENÇOE A AMÉRICA! Queria dizer que o mundo civilizado deve apoiar o presidente americano, seja ele quem for e partirmos para a Paz!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: