Publicado por: Nuno Gouveia | Novembro 4, 2008

As outras eleições

A Câmara dos Representantes vai hoje a votos, bem como 1/3 do Senado. Além disso, vários cargos de Governador estão hoje em disputa e centenas de outras votações locais. As pessoas têm que escolher muito mais que um novo Presidente.

Os democratas são já os grandes vencedores antecipados. Neste momento é provável que aumentem a maioria na Congresso de forma substancial, entre 20 a 30 lugares. Aqui não haverá grandes surpresas.

No Senado, onde os democratas têm neste momento uma maioria de 51-49, há a expectativa de saber se irão conseguir chegar à maioria dos 60 Senadores. Têm certas as conquistas dos lugares da Virgínia (Mark Warner), Alaska (Mark Begich) New Hampshire (Jeanne Shaheen), New Mexico (Tom Udal) e Colorado (Mark Udall). E boas possibilidades de ganhar na Carolina do Norte (Kay Hagan), Oregon (Jeff Merkley), Minnesota (Al Franken), Georgia (Jim Martin). Os republicanos apenas almejam conquistar o lugar da Louisiana de Mary L. Landrieu, com John Kennedy.

Apesar de provavelmente não conseguirem chegar aos 60, os democratas devem ficar com uma vantagem muito confortável no Senado. Acredito que os republicanos irão conseguir manter os lugares do Minnesota, Geórgia e Oregon. Elisabeth Dole é que poderá mesmo perder o seu lugar da Carolina do Norte.

Nos casos dos governos estaduais, não deverá haver grandes oscilações de poder. O caso mais interessante é a Carolina do Norte, onde o actual vice-governador democrata Bev Perdue luta para manter o poder, contra Pat McCrory, Mayor de Charlotte.

Estas outras eleições podem ter muita influência nas eleições presidenciais. Em 2004, o “arquitecto” Karl Rove conseguiu levar muita gente a votar em Bush devido aos referendos que foram feitos em alguns estados, sobre assuntos como os casamentos homossexuais. Estas eleições renhidas poderão também levar mais pessoas às urnas, que de outra forma não iriam. Mas nestes casos, a vantagem está do lado dos democratas. Parece-me.


Responses

  1. As eleições presidenciais americanas de 2008 estão intimamenete associadas às outras eleições.

    Há muito venho pedindo ao Nuno para escrever sobre isto. Felizmente acabou por fazer.

    É uma valência que pode alavancar positivamente a sua dissertação de mestrado, dado que a mesma foi muito pouca abordada.

    Finalmente, quero , aqui e agora, independentemente do resultado final, agradecer profundamento ao Nuno Goveia pelo trabalho desenvolvido com empenho, dedicação, competência e zelo.

    Um grande abraço.
    Silas


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: