Publicado por: Nuno Gouveia | Novembro 4, 2008

Landslide

800px-electoralcollege1984_svg

A possibilidade de Barack Obama vencer as eleições com mais de 300 votos eleitorais (VE) é muito provável, e ninguém ficaria escandalizado que tivesse mesmo mais de 350 VE. Mas será que isso poderia ser mesmo considerado um landslide? Depende da perspectiva.

Uma das maiores vitórias da história americana foi em 1936, quando Franklin Roosevelt bateu o republicano Alf Landon por 523-8 no colégio eleitoral, e teve 61 por cento dos votos contra 37 do seu adversário. Outras vitórias históricas foram as de Richard Nixon em 1972 contra George Mccgovern, tendo 60 por cento dos votos e apenas perdido em DC e Massachusetts. Ronald Reagan voltou a vencer 49 estados em 1984 contra Walter Mondale, com 57% do voto popular. Apenas perdeu DC e o Minnesota.

Em 1988, George Bush teve 411 VE contra 111 de Michael Dukakis, mas no voto popular venceu por 53 por cento contra 46. Será que isto foi um landslide? Em termos do colégio eleitoral, parece não haver dúvidas, mas em relação ao voto popular, não me parece. Mas, depois de termos tido duas eleições muito renhidas em 2000 e 2004, uma vitória folgada este ano dará a ideia de landslide. Por isso estou curioso para ver o que os pundits e analistas irão chamar à provável vitória de Obama, se este for muito acima dos 300 VE.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: