Publicado por: Nuno Gouveia | Novembro 5, 2008

Luta pelo Senado

Os democratas ficaram aquém do seu objectivo dos 60 Senadores. Ainda há quatro disputas que não estão fechadas, mas todas elas são favoráveis aos republicanos. Neste momento, os democratas têm 56 Senadores, contra 40 do Partido Republicano. E nesta contagem estamos a contar Joe Lieberman do lado democrata.

No Alaska, o Senador Ted Stevens, considerado culpado por corrupção há duas semanas, tem neste momento mais quatro mil votos que o adversário democrata Mark Begich. A corrida ainda não foi entregue, mas esta terá sido a maior surpresa nestas eleições.

No Minnesota, numa eleição muito disputada, o comediante Al Franken não terá conseguido derrotar o Senador incumbente Norm Coleman. Haverá uma recontagem da votação, mas com 100% dos votos apurados, Coleman tem mais 600 votos que Franken. Esta foi uma corrida muito disputada pelos democratas, que investiram muitos milhões de dólares. Quando estive em Minneapolis, deparei-me várias vezes com o Senador Republicano, e pela forma como ele falava com toda a gente, inclusive nas ruas, verifiquei que ele era bastante popular entre os republicanos. Parece que conseguiu aguentar-se.

Na Geórgia, o Senador republicano Saxby Chambliss não conseguiu atingir a barreira dos 50%, e por obrigação da lei estadual, terá de disputar uma segunda volta com o candidato democrata Jim Martin. O candidato libertário teve 3%. Mas é provável que o lugar fique nos republicanos.

Por fim, no Oregon, o Senador republicano Gordon Smith terá batido o democrata Jeff Merkley, mas ainda não há dados conclusivos, pois apenas foram contabilizados 70% dos votos, e Smith lidera por 12 mil votos.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: