Publicado por: Nuno Gouveia | Novembro 11, 2008

Obama apoia Lieberman

obama_lieberman_have_private_chat

Joe Lieberman foi um dos mais fiéis apoiantes de John Mccain. Mas, se retirarmos as suas posições em política externa, é um democrata alinhado. Em 2006 foi obrigado a candidatar-se como independente, depois de perder as primárias contra Ned Lamont, mas viria a ser reeleito senador. Apesar da traição do partido, continuou a fazer parte do caucus democrata (uma espécie de grupo parlamentar), tendo-lhe sido atribuído a liderança Committee on Homeland Security and Governmental Affairs.

Mas nesse ciclo, era Lieberman que dava a maioria do Partido Democrata, num Senado com 51-49. Com a recente eleição, ele já não é necessário, e Harry Reid, o líder da Maioria, ter-lhe-á proposto a continuação no caucus democrata, mas num cargo de menor importância.

Barack Obama demonstrou vontade em que Joe Lieberman continue a alinhar com os democratas, apesar do seu apoio indefectível a John Mccain nestas eleições. Recordo que o Senador do Connecticut esteve em Minneapolis, e teve vários discursos agressivos contra o agora Presidente eleito. Falta é saber se Obama declarou o seu apoio a Lieberman, no sentido deste manter a liderança da poderosa comissão. Muitos membros do Partido Democrata, especialmente da ala liberal, têm pedido a expulsão do candidato a Vice-presidente de Al Gore de todos os cargos no Senado. Mas Obama, que deseja governar com uma postura independente e apartidária, pretende que não se exerçam represálias sobre Lieberman.

Entretanto, o líder da minoria, Mitch McConnell, fez saber que Lieberman será bem recebido no caucus republicano. Só que não tem nenhum cargo para oferecer ao senador do Connecticut. Uma questão a acompanhar nas próximas semanas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: