Publicado por: Nuno Gouveia | Novembro 12, 2008

Robert Gates fora?

20070625-secdefgates

O Secretário da Defesa Robert Gates tem sido um dos nomes referenciados para assumir continuar na Administração Obama. O substituto de Donald Rumsfeld tem feito um trabalho notável à frente do Pentágono, e tem sido elogiado por ambos os partidos. Manter Gates no cargo possibilitaria manter estável esta área crucial do governo, numa época em que os Estados Unidos estão a combater duas guerras ao mesmo tempo. E seria um sinal de uma imagem independente, que Obama pretende transmitir na sua governação.

Mas esta opção acarreta alguns riscos para Obama. O Presidente eleito está a ser pressionado por diversos grupos liberais para escolher um Secretário da Defesa anti-guerra, e marcar a diferença em relação à Administração Bush. Estas organizações foram importantes para a eleição de Obama, e este pode ser um primeiro sinal de fissura com os grupos radicais anti-guerra. Segundo o Politico, devido a estas pressões, Obama estará tentado em convidar outro republicano para o cargo, neste caso o senador Chuck Hagel, mas que esteve contra a intervenção no Iraque.


Responses

  1. Hoje os americanos devem estar mais preocupados em garantir o pão na mesa, 1 míssil Tomarock tem um custo de vários quarteirões residenciais em Beverly Hills. Acho que dá para desviar ao menos 1% deste insano e desnecessário investimento em armas para o que realmente interessa. Estou a favor de um gabinete anti-guerra, mas… Obama sabe o que faz.

    Abraço à todos!

  2. Obama foi contra a guerra, mas agora é seguramente contra ums saída de sendeiro do Iraque. E por isso a acção de gates tem sido positiva. Embora haja quem diga que Gates é melhor que Rumsfeld porque , com este, a fasquia estabva muit

  3. … com este a fasquia estava muito, muito baixa.

    Se estivesse disponível uma boa opção seria Colin Powell, também republicano.

  4. Colin Powel iniciou a guerra. Será a melhor pessoa para a terminar? A opção anti-guerra mais capaz parece-me Chuck Hagel.

    Para manter os recentes sucessos no Iraque, Gates parece-me uma opção acertada. Talvez a mensagem que Obama desse para o mundo não fosse a desejada por ele, de mudança total. Mas para a situação no terreno, Gates seria a melhor opção.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: