Publicado por: Nuno Gouveia | Novembro 14, 2008

Hillary Secretária de Estado?

hillary-clinton-usa-roupa-de-marca1

Depois de John Kerry, hoje foi a vez do nome de Hillary Clinton surgir como possível Secretária de Estado. Segundo duas fontes próximas de Obama, citadas pela CNN, o nome da antiga candidata presidencial tem sido mencionado como candidata ao cargo.

Apesar de no passado ter dito que desejava continuar a ser Senadora, não ficaria surpreendido que Clinton gostasse de exercer o cargo. Em primeiro lugar, porque nunca mais será candidata presidencial, e portanto, não poderá almejar a mais do que isso. E o cargo de Secretário de Estado é de enorme prestígio. Além que poderia ser um bom auxilio para Barack Obama, pois é detentora de uma vasta experiencia em política externa. O único senão: Bill Clinton. Apesar do antigo Presidente ter desempenhado um papel importante na campanha, sabe-se da inimizade entre os dois. Além que poderia ser “Clinton” a mais na Administração Obama. Mas, acredito que os Estados Unidos, e Barack Obama, ficariam bem servidos com Hillary Clinton.

As especulações vão continuar durante mais uns tempos, pois apenas em Dezembro deverá ser conhecida a equipa que vai acompanhar Obama. Estou curioso para verificar quais as escolhas de Obama para a Defesa, Tesouro, Attorney General e National Security Adviser. Além do cargo de Secretária de Estado. Pelos nomes escolhidos já poderemos fazer uma previsão da agenda da nova Administração.


Responses

  1. Obama deve reunir os melhores. E Hillary é do melhor.
    Se realmente não for tentado a continuar o Império da pior forma…e se conseguir resistir aos “lobbies” da alta finança e quejandos…

    SERÁ POSSÍVEL MITIGAR A CRISE QUE SE ADVINHA?
    A QUEM INTERESSARÁ A CRISE?
    QUEM SE AGUENTARÁ?

    Mudar? Isso não depende de um só homem, antes da sua “entourage”e da sua capacidade de resistir aos LOBBIES.

    Se quiser E PUDER e o deixarem mudar algo, então sim, fará sentido o seu famoso “slogan”,

    “YES WE CAN”.

    Saudações

  2. Nuno,

    É claro que estou muito de acordo com este seu Post.

    Mas também sabemos que Obama disse que gostaria de ter
    Republicanos e Democratas no seu Gabinete, então, porque não um Republicano como Secretário de Estado?
    Ele há nomes como Chuck Hagel; Robert Zoellick; Olympia Snwoe e Susan Collins pelo lado Republicano e pelo lado Demcrata, nomes como Bil Richardson ou mesmo Wesley Clark.

    Gostaria de ver Hillary, mas não acredito na sua escolha.

  3. Por que razão está tão seguro de que Hillary não será mais candidata presidencial?

  4. Hillary foi quem falou que não mais será candidata, porém acho que ela pode ser muito bem a sucessora de Obama, se ela for secretária de estado dele pode ser candidata em 2016, sei que até lá os democratas terão outras grandes opções, mas os Clinton não estão mortos, aprenderam com a derrota deste ano e podem voltar fortes, em 2016 ela estará com 68 anos, nem tão velha e nem tão nova para o cargo…

  5. Estou radiante! Apesar de preferir Obama desde as primárias ficaria muito, muito comovido com essa eventual parceria.

    Hillary pegará sua filha pela mão e dizer assim: “Chelsea vou auxiliar este homem apenas para que você prepare a sua estrada para presidência, vamos esquecer as mágoas e somar este indiscutível carisma e inteligência interpessoal desta figura à tudo o que eu e teu pai passamos na tua vida. Não esqueça seja gentil com as filhas dele como de costume e vamos em frente!”

    Abraço à todos!

  6. Concordo com Maria de que 68 anos ñ é tão velho assim e também ñ tão nova assim. Chances existem.

    Abraço à todos!

  7. Caro Nuno,

    Como dizia o outro, só se Cristo descer à Terra. Os Clinton não suportam o Obama (que vêm como o “tipo” que roubou a presidência à Hillary) e suponho que o sentimento será mútuo. Era uma péssima jogada do Obama meter no Executivo alguém que, ao primeiro “cheiro” de complicações, vai saltar fora do barco e acusar o “ex”-chefe de incompetência e “I told him so”.

    A não ser (e sinceramente já vi coisas mais esquesitas) uma jogada maquievélica dos Clinton para “garantir” que o Obama só cumpre um mandato e deixa o caminho “livre” para uma candidatura da Hillary em 2012…

  8. Obama receberá McCain na segunda em Chicago:

    http://noticias.terra.com.br/mundo/eleicoesnoseua2008/interna/0,,OI3329251-EI10986,00-Obama+recebera+McCain+na+segunda+em+Chicago.html

    Isso sim é democracia!

  9. Caro MARCELO CABRAL, esse é o tipo de coisa que enche meus olhos de lágrima. MacCain mesmo que indiretamente ligado ao governo, Hillary secretária de Estado, Obama praticamente desprovido de uma postura triumfalista, UaU. Meu Deus isso sim que é democracia.

    Abraço à todos!
    P.S.: Tomara que realmente aconteça!

  10. Acho que Obama devia confiar mais em McCain do que em Hillary Clinton, essa mulher nao me inspira confiança, alem de ja ter mentido em publico descaradamente! Se ela fizer parte da administraçao penso que sera mau para Obama.

  11. Eu não acredito que HRC, se candidate em 2016. Terá 69 anos, ainda em idade de se candidatar. Mas talvez já fora do seu tempo. Mas não posso prever o futuro, e tudo irá depender do sucesso, ou não de Obama. Imagine-se que Obama cumpre os oito anos. Joe Biden não será candidato de certeza (terá 73 anos na altura).

    Será que o Partido Democrata não iria querer apresentar alguém da nova geração? Sinceramente não sei. Tudo é possível, mas acredito que este era o ano de Hillary. Tal como o de Mccain foi em 2000.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: