Publicado por: Nuno Gouveia | Dezembro 12, 2008

Illinois no centro da crise

A crise de Rod Blagojevich é o primeiro obstáculo na relação paradisíaca entre Barack Obama e a imprensa. Apesar das tentativas corruptas do governador do Illinois nada terem a ver com o presidente eleito, é inegável que a relação que a sua equipa manteve no passado com o agora caído em desgraça político de Chicago, pode chamuscar Obama.

A máquina política democrata de Chicago está há muitos anos envolvida em escândalos de corrupção, pelo que a tentativa de Blagojevich vender o lugar de Senador é apenas o último acontecimento naquele que muitos consideram o estado mais corrupto dos Estados Unidos.

O Politico dava ontem conta de algumas relações nebulosas que alguns dos conselheiros mais próximos de Obama com o governador do Illinois. Rahm Emanuel, chief of staff de Obama, esteve, juntamente com Obama, no comité de campanha de Blagojevich para governador em 2002. David Axelrod, senior adviser de Obama, foi seu conselheiro no passado e Valerie Jarrett, outra conselheira de Obama, teve laços próximos com o governador. O democrata Ed Rendell, governador da Pennsylvania, já veio a público criticar o desempenho de Obama nesta questão.

Jesse Jackson Jr., congressista do Illinois e um dos apoiantes fiéis de Obama, foi implicado no escândalo, como potencial interessado em comprar o lugar de Senador perante Blagojevich. O filho do histórico dirigente afro-americano negou qualquer envolvimento neste esquema, mas a verdade é que o seu nome ficará associado a este caso.

Obama ainda não tomou posse, mas já viu o seu nome associado a um escândalo de corrupção, apesar de aparentemente nada ter a ver com ele.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: