Publicado por: Nuno Gouveia | Dezembro 17, 2008

Quarto Senador no Cabinet?

Ken Salazar, representante democrata do Colorado no Senado, deverá ser o quarto membro da câmara alta do congresso americano a transitar para o Cabinet de Barack Obama. Segundo Marc Ambinder, o anúncio deverá ser realizado amanhã. Depois de Hillary Clinton, Barack Obama e Joe Biden, esta será mais uma perda para o Senado.

Entretanto, aumentam os rumores que Caroline Kennedy poderá ser mesmo a escolhida por David Patterson para substituir Hillary Clinton. Apesar das criticas, especialmente de meios mais liberais, que ela apenas é candidata devido ao nome que usa, a verdade é que poderosas influências estão a ser movidas para  a filha de JFK ser a próxima senadora de Nova Iorque.

Esta opção de nomeação não deixa de ser polémica. A verdade é que estes novos senadores vão para o cargo devido a uma simples oferta, sem terem de lutar pelo lugar nas urnas. No Illinois, depois do escândalo de Rod Blagojevich, está a discutir-se a possibilidade de realizar uma eleição intercalar. Isto parece-me o melhor para qualquer das situações. Mas o sistema político americano tem as suas particularidades.


Responses

  1. Concordo, é um pouco ridícula a escolha directa, mas também o sistema de eleição do presidente o é. Talvez este escândalo de Blagojevich acabe por levar a uma revisão destes assuntos, mas duvido. Os americanos levam a Constituição em maior apreço que a própria Bíblia e apenas lhe têm mexido para acrescentar emendas que proporcionem maiores liberdades. Que eu saiba nunca houve uma mudança em termos administrativos (salvo a da obrigação do candidato derrotado ser o vice-presidente).

  2. Caro João,

    Tem toda a razão. Os americanos consideram sagrada a Constituição Americana. Outra mudança que me recordo foi a alteração para eleição directa dos Senadores no inicio do século XX, quando antes eram eleitos pelos senados estaduais.

    No entanto, estes senadores que forem nomeados terão todos que ir a votos nas eleições de 2010 para cumprirem o resto do mandato que faltava aos senadores, se for caso disso. Para a substituta de HRC, terá que ser reeleita em 2010 e depois em 2012, quando terminaria o mandato dela.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: