Publicado por: Nuno Gouveia | Janeiro 8, 2009

Mais um republicano abandona em 2010

O republicano Kit Bond, do Missouri, anunciou que não se vai recandidatar a mais um mandato no Senado em 2010. São já quatro senadores republicanos que não vão a jogo: Kay Bailey Hutchison do Texas, Sam Brownback do Kansas e Mel Martinez  da Florida. E sabendo-se que os incumbentes são potencialmente favoritos, afigura-se mais um ano negro para os republicanos, que podem assim perder ainda mais lugares.

Fazendo uma breve análise aos lugares em disputa em 2012, prevejo um ano muito disputado em vários estados. Os democratas, além destas quatro vagas, irão certamente atacar em vários outros estados. Os lugares mais frágeis serão na Pennsylvania, onde Chris Mathews, o jornalista da MSNBC poderá desafiar Arlen Specter, no Ohio, com o republicano George Voinovich a enfrentar uma crescente influência democrata no estado e ainda no New Hamphsire, com Judd Gregg a poder ser o próximo republicano a perder no estado. A eleição no Alaska também será poderá revelar-se interessante, se Sarah Palin desafiar Lisa Murkowski nas primárias republicanas.

Os republicanos também poderão atacar em alguns estados, coisa que não fizeram este ano (a excepção foi mesmo na Louisiana, e onde perderam). O líder da maioria democrata Harry Reid, do Nevada tem o lugar em perigo. Na Califórnia, o actual governador Arnold Schwarzenegger poderá concorrer ao lugar de Barbara Boxer. Em Nova Iorque, dependendo do nome indicado por David Patterson, poderá haver lugar para uma disputa com Rudy Giuliani, que seria um nome fortíssimo. O substituto de Ken Salazar no Colorado foi o desconhecido Michael Bennett, e isso poderá ser uma janela para os republicanos, que têm fortes tradições no estado. No Dakota do Norte, o actual senador democrata Byron Dorgan poderá ter o lugar em perigo se o seu opositor for o popular governador John Hoeven. Por outro lado, não colocava de parte o lugar de Barack Obama no Illinois, devido a estas confusões criadas pelos democratas do seu estado.


Responses

  1. atenção, daqui para a frente, a expressão «mais um ano negro» é de muito dúbia aceitação……

  2. Ehhehh.. Muito bem visto!!!

  3. Para quando o regresso a um blog de opinião política (e não só) depois da experiência no Atlântico? Não interfere com a manutenção deste espaço bastante interessante – que, já agora, espero que mantenha por muito tempo – e seria uma mais valia para quem gosta de o ler.

    Pense nisso. E os senhores dos blogs que andam por aí, façam o mesmo e convidem o Nuno.

    Um abraço.

  4. Antes que esse blog se vá (espero que não) deixo aqui meus agradecimentos ao que com certeza foi o melhor espaço para acompanhamento das eleições americanas na internet em lingua portuguesa, falo como um internauta anonimamente assíduo e fâ incondional que desse lado do atlântico observou como nunca essas eleições, mando-lhe um sincero abraço em nome de toda a imensa comunidade brasileira.

  5. Caro José Oliveira,

    O meu regresso a outras lides está para breve. Mas obrigado pela sua mensagem.

    Caro Rennany,

    Este blogue irá entrar em pausa no próximo dia 20. Mas não irá terminar. Obrigado pelas suas palavras. Ao longo dos meses em que cobri as eleições americanas, foram muitos os leitores brasileiros. Muitos deles fizeram também parte do blogue, com os seus comentários pertinentes. Este não foi um blogue português, mas sim um espaço da língua portuguesa. E isso deixou-me muito satisfeito.

    Um abraço aos dois


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: