Publicado por: Nuno Gouveia | Janeiro 10, 2009

Rod Blagojevich “impeached”

20blago_span

Numa votação que não deixou margem para dúvidas, a Câmara dos Representantes do estado do Illinois votou o impeachment de Blagojevich por 114 contra 1. Depois de ter sido apanhado pela justiça a tentar “vender” o lugar de Senador, esta era uma resolução aguardada. Para este processo estar concluído, resta o Senado estadual confirmar esta decisão, o que deverá acontecer em breve. Apesar da fama de estado corrupto, esta será a primeira vez em 190 anos que o Illinois irá afastar um governador do seu cargo num processo deste género

Blagojevich já disse que não tenciona resignar, mas não há dúvidas que em breve vai deixar de ocupar a mansão dw governador. O impeachment deverá ainda colocar mais problemas a Roland Burris, indigitado Senador no meio desta confusão. Nos últimos dias, a maioria democrata no Senado tentou  atrasar a tomada de posse de Burris, alegando que não tem direito a ocupar a vaga deixada em aberto pela saída de Obama para a Casa Branca. Veremos se Burris terá reais condições para ser Senador.

Este escândalo, apesar de não atingir, nem sequer indirectamente, Obama, tem ofuscado de certa forma o período de transição.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: