Publicado por: Nuno Gouveia | Janeiro 18, 2009

48 horas

obama48horas

Faltam pouco mais de 48 horas para Barack Obama tomar posse como o 44º Presidente dos Estados Unidos da América. Uma lista que incluí algumas das personalidades mais brilhantes da história dos últimos 250 anos, como Thomas Jefferson, Abraham Lincoln, Franklin D. Roosevelt ou Ronald Reagan, só para citar alguns. No próximo dia 20 iremos assistir a um dos momentos que irá marcar a história deste ano.

Barack Obama irá ser recebido em Washington com uma assistência prevista em 2 milhões de pessoas, e com um índice de popularidade de 73%, segundo a média do Real Clear Politics. Não me recordo de um presidente eleito entrar na Casa Branca com um nível de expectativas tão elevado.

Neste período de transição, Obama tem procurado agradar ao eleitorado mais conservador, tentando não desiludir os liberais. É certo que não irá conseguir manter este equilíbrio depois de tomar posse. A política é feita de compromissos, mas também de opções. E Obama não irá conseguir fugir delas. Mas uma coisa parece não haver dúvidas, depois de conhecida  a equipa: irá ser um governo pragmático, e liderado ao centro, e sem a tentação de colar-se aos sectores mais liberais. O novo presidente parece empenhado em seguir o caminho de Ronald Reagan, que obteve as maiores vitórias eleitorais desde Lyndon Johnson, governando com um amplo apoio da sociedade americana. Se o vai conseguir não sabemos, mas a estratégia parece ser essa.

Faltam também três dias para este blogue entrar em hibernação nos próximos meses. Mas irei continuar a escrever em dois prestigiados espaços da blogosfera portuguesa. Num tom diferente, claro! (Um deles é o Cachimbo de Magritte, onde colaboro desde o inicio desta semana)


Responses

  1. Antes da hibernação um desafio pequeno: que achas da adopção de Lincoln por Obama?
    Eu explorei isso em http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/01/tomada-de-posse-de-obama-o-simbolismo.html

    mas gostava da opinião de quem seguiu o processo também.
    Abraço,
    Carlos
    P.S. Depos do dia 20 podemos acertar aquele café!

  2. Caro Nuno
    Espero que te encontres bem
    Mais uma vez, os meus parabéns pelo fantástico trabalho em 2008.
    E também pela forma como foste publicando os meus posts, regra geral de elevada polémica!
    Fica então o desafio que já te fiz: um blogue sobre politica americana!
    Desejo-te um 2009 cheio de sucesso, a começar na Tese de Mestrado.
    Quanto a Obama, vai verificar-se aquilo que em tempos, eu e outros, previmos: O homem deslocou-se para o centro e não se vai afastar muito, em termos de politica internacional, daquilo que o W fez.
    Os recentes acontecimentos em Gaza, e os elogios ao anterior presidente fazem ver que o “Change” não vai ser assim tanto como alguns na Europa esperaram.
    Um grande abraço

  3. Que emoção! gostaria de estar lá.
    Os invejosos terão de engolir o respeito e a inteligência desta verdadeira presidência.

    Ó meu Deus se Obama é ruim vamos trazer a Sarah Palin para presidência ela tem a mesma estatura intelectual daqueles que antecipadamente pelo fracasso de Obama. Não consigo intender está rebeldia sem causa.

    Abraço à todos

  4. Desculpem o erro:
    Ó meu Deus se Obama é ruim vamos trazer a Sarah Palin para presidência ela tem a mesma estatura intelectual daqueles que TORCEM antecipadamente pelo fracasso de Obama. Não consigo intender está rebeldia sem

  5. Caro Carlos,
    Acabei de ler a biografia de Lincoln de Benjamin P. Thomas and Michael Burlingame. Nem a propósito.

    Caro Joaquim.
    Os teus textos foram sempre pertinentes e bem-vindos ao blogue. Em relação à politica externa, também me parece que será uma continuação do segundo mandato de W. Bush. Mas terá a vantagem de estar nas boas graças dos líderes mundiais, e sem o óbice ter ter tomado a difícil decisão de invadir o Iraque. E isso ser-lhe-á vantajoso para a alcançar o sucesso.
    Em relação ao blogue, espero reactivar este blogue com esse propósito daqui a uns meses.

    Rogério,
    A diferença de opiniões é de saudar. E não tem nada a ver com inveja nem com estatura intelectual.

    Abraço a todos.

  6. Vc. tem razão Nuno. Afinal de contas estamos no mesmo barco e a divergência de opiniões sempre será o combustível para o diálogo das diversas formas de pensamento. Meu intelécto foi de uma ovelha agora. Sorry!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: