Publicado por: Nuno Gouveia | Janeiro 21, 2009

ate-ja

Era para escrever sobre a tomada de posse de Barack Obama. A verdade é que foi um discurso extraordinário, na senda do que nos habituou durante a campanha eleitoral. Em Washington ainda se festeja. Mas sinceramente não há muito mais a acrescentar. Esta foi a campanha eleitoral mais fantástica que já pude assistir, e ter escrito sobre ela foi a maior recompensa.

Este blogue iniciou-se em Setembro de 2007, com o intuito de ser um espaço de reflexão e apoio à minha tese de mestrado sobre as eleições americanas. Mas logo percebi que iria ser muito mais do que isso. E foi o interesse suscitado pelos visitantes que me deu fôlego para transformar este blogue num verdadeiro espaço de informação e debate sobre a campanha. Ao longo de mais de um ano que tive a felicidade de receber visitantes de todo o espaço lusófono. E a possibilidade de contribuir para o esclarecimento e compreensão do fenómeno eleitoral americano foi a minha principal motivação.

O trabalho que desenvolvi proporcionou-me vários momentos gratificantes. Destaque evidente para a minha presença na Convenção Nacional Republicana em Minneapolis, mas principalmente para os amigos que fiz através do blogue.

A escrita aproxima as pessoas, e ganhei a amizade e respeito de muita gente, algumas que nem conheço pessoalmente. Os meus agradecimentos para todos os que de alguma forma contribuíram para o sucesso deste blogue. Não querendo personalizar, gostava de agradecer ao Joaquim Miranda Sarmento, ao José Gomes André e à Maria João Marques, que escreveram artigos para o blogue. Mas também às pessoas que dignificaram e valorizaram o blogue com os seus comentários. Admito que aprendi muito com os leitores que foram publicando comentários ou enviando emails, e tive várias discussões profícuas. Sinto-me também na obrigação de agradecer os incentivos que fui recebendo de muita gente, alguns deles famosos na praça, como jornalistas, políticos, profissionais de comunicação, professores universitários ou bloggers. A própria blogosfera portuguesa foi muito importante para o meu sucesso. Sem as constantes referências de que fui alvo, não teria chegado a tantas pessoas.  Não queria terminar sem reconhecer a importância dos parceiros do blogue: o Portugal Diário e LPM Comunicação. Por fim, deixo uma palavra de gratidão aos milhares de pessoas que me brindaram apenas com a sua visita.

Este espaço termina aqui como blogue sobre as eleições americanas de 2008. Mas prometo regressar nos próximos meses, aqui novamente, com um espaço renovado e dedicado à política americana. Por enquanto irei escrevendo em dois espaços nobres da blogosfera portuguesa. O Cachimbo de Magritte, onde já colaboro desde o final do saudoso Atlântico, e partir de amanhã, no 31 da Armada.

Até ja!


Responses

  1. Nuno, só duas palavras: o prazer de ter contribuído para o blogue foi meu; e um grande bem-hajas pela tua decisão em criar este blogue. Cresci e aprendi muito com os teus textos – é o que de mais sincero te posso dizer.

    Grande abraço e boa sorte!

  2. Nuno, um muito obrigado meu pelo trabalho que desenvolveste aqui. Foste a minha principal fonte de notícias sobre a eleição e conseguiste muito rapidamente corrigir o único senão que te vi inicialmente, o de estares um pouco mais alinhado com um dos lados da campanha (é normal, preferências políticas não se desligam facilmente). Isso é ainda mais de salutar quanto viste dezenas (centenas, na verdade) de comentários completamente alinhados com qualquer dos lados (entre eles os meus).

    Neste momento só te posso desejar muito boa sorte para a tese a qual, se tiver a qualidade deste blogue, terá de receber uma grande nota. Que isto possa ser também o início de uma bela carreira.

    Terei o prazer de te ler noutros blogues no futuro. Um abraço.

  3. Caro Nuno
    Eu é que agradeço teres publicado os meus posts. Foi um enorme prazer ter visitado este blogue diariamente (e no final da campanha, várias vezes ao dia). Foi das melhores coisas que se fizeram na blogsfera nacional.
    Daqui a 4 anos estas OBRIGADO a repetir. E nos cá estaremos para te ajudar.
    Sendo que daqui a 8 anos (porque provavelmente a reeleição de Obama não será particularmente dificil, o GOP vai ter de recuperar e revitalizar, e isso demora tempo), vamos tentar cumprir o meu plano: ir aos EUA acompanhar as primarias (pelo menos uma semana no NH), as convenções e a recta final da eleição (pelo menos a ultima semana).
    um abraço

  4. Caro Nuno,

    Parabéns pelo excelente trabalho. Obrigado!

    Um abraço.

  5. Obrigado pelas lições Nuno! Gostaria de ter conhecido este Blog à muito tempo. Mas… antes tarde do que nunca. Quando antropólogos americanos pesquisarem sobre o que o mundo achou sobre este momento americano, certamente encontrarão em suas linhas a receita para melhorarem sua relação com o resto do mundo.

    DEUS TE ILUMINE!
    ABRAÇO À TODOS! snif

  6. Caro Nuno:

    Muito obrigado por tudo.
    Parabéns pelo extraordinário trabalho desenvolvido e pela divulgação de ideias que provocou.
    Desejos de continuação deste seu “serviço público”.

    Miguel Direito

  7. Caro Nuno

    Muito obrigado pelo trabalho desenvolvido. E um abraço fraterno, da cidade do Mindelo, Cabo Verde.

    João Branco

  8. Nuno,

    Obrigada por este blog, pela informação,pela capacidade de suscitar debate e pela sua capacidade de isenção,ainda que nunca desmentisse as suas preferências.

    Tem toda a razão quando diz que a Escrita aproxima as pessoas.
    A escrita induz-nos a pensarmos melhor, a argumentarmos melhor, a aprendermos mais e , não menos importante, aprendemos a tolerância, fazemos verdadeiros amigos e no fim ficamos, intelectual e espiritualmente mais ricos.

    Foi fantástico visitar e até participar com as minhas humilíssimas opiniões no melhor blog sobre as mais fantásticas eleições Americanas das últimas 30 décadas.

    Um bem-haja!

    Segui-lo-ei nos blogues em que colabora.
    Por isso mesmo.

    Até já,

    Maria da Glória

    ps
    Que tenha um verdadeiro êxito com a sua tese!

  9. Não há palavras para descerver o prazer que me deu ler diariamente o seu blog, desde (para mim) Janeiro de 2008, quando descobri por acaso no Portal IOL.

    Você fez mais por estas exitantes eleições presidenciais americanas, do que muito jornalistas profissionais e por vezes, tendenciosos.

    Eu segui religiosamente, todos os dias, os seus comentários e confesso que me deixei levar “na onda” por essa personalidade contagiante que é Barack Obama.

    Por tudo isto, o meu muito obrigado pessoal e manterei o seu blog nos meus favoritos, à espera que volte daqui a uns meses como prometeu ou nas próximas presidenciais.

    E estamos todos à espera de poder ler a sua tese. Já pensou em publicá-la posteriormente on-line?

    Um abraço e obrigado.

    Miguel

  10. Obrigado a todos pelas palavras simpáticas. Valeu a pena fazer este esforço ao longo dos últimos meses.

    Cumprimentos,

  11. Caríssimo Nuno,

    Este seu “até já” obriga este “muito obrigado”. Gostava muito de lhe agradecer este serviço, de informação, de entusiasmo e de alimentar “esperança” – uma palavra que resta fica tão bem como legado desta campanha. Agradecer-lhe a companhia a seguir estas eleições do outro lado do Atlântico que tocam tanto o mundo. Se, para nós (em Portugal), estas eleições foram tão especiais isso também se deveu a si.
    Está de parabéns. E, com este obrigado e estes parabéns (que tudo isto seja para o bem, e para o seu bem) deixo este abraço, junto-me a outros leitores ansioso e curioso por essa tese. Bom trabalho.

    Obrigado.
    MCM

  12. Just passing by.Btw, your website have great content!

    _________________________________
    Making Money $150 An Hour


Deixe uma Resposta

Categorias

