Publicado por: Nuno Gouveia | Junho 3, 2008

Sintomas…

Há fortes indícios que Hillary se prepara para abandonar a corrida democrata, e que está disposta a ser candidata no ticket de Obama.

Apesar de Terry McAuliffe o ter negado, a Associated Press noticiou que Hillary Clinton poderá reconhecer que Barack Obama é o vencedor das primárias democratas. Ben Smith, do Politico, defende que Clinton irá admitir que Obama ganhou no número de delegados eleitos, mas que não vai desistir já da tentativa de ganhar a nomeação.

A justificação para esta contradição poderá estar nesta notícia. Obama deve assegurar o apoio maioritário dos Superdelegados, como é de prever, nas próximas horas. Mas como o voto apenas se processa na Convenção de Denver, hipoteticamente Hillary Clinton poderia manter-se na corrida. O anúncio que estará disponível para ser candidata a VP de Obama poderá sugerir que Clinton estará a preparar o terreno para negociar o lugar.

Esta noite será muito interessante para verificar a dinâmica dos próximos dias. A não perder!

Anúncios

Responses

  1. A HC como VP constitui uma “batata quente” nas mão de Obama, dado que tem tido um comportamento altamente volátil, nesta Primária.

  2. HC no ticket tem vantagens e desvantagens. Pela personalidade dela, não será fácil para Obama tê-la como VP. Mas, em termos eleitorais, poderá ser muito vantajoso. Nos próximos dias veremos se é isso que lhe interessa realmente…

  3. Na política tudo é possível. Mas, o que me preocupa é o tempo necessário para que os dois – HC e Obama- possam forjar uma dinâmica conjunta ganhadora, pois subsiste muita suspeição entre ambos, uma relativa ruptura no Partido Democrático e nos respectivos eleitores. Acredito, todavia, que a máquina partidária fará o seu papel.

  4. Hillary como vice de Obama na minha opinião é mais desvantagem do que vantagem.Hillary nos ultimos cinco meses enumerou os defeitos de Obama, muniu os republicanos de coisas contra ele e agora se vir a ser a vice dele seria pra mim a chapa mais falsa do mundo…

  5. Hillary como VP de Obama é a solução óbvia num contexto em que é urgente renovar a doutrina política nos EUA.

    Será muito difícil a Obama não a aceitar como tal, depois da disponibilidade mostrada. Há várias razões (que eu apontei no meu blogue, por exemplo) e ainda uma outra.

    Na Convenção Democrata, são feitas duas calls de delegados para o ticket. Primeiro, vota-se no candidato a Presidente e depois no candidato a vice-presidente.

    Não é muito difícil imaginar o que aconteceria se o candidato a VP apresentado por Obama não fosse Clinton, depois de esta ter mostrado a sua disponibilidade. Afinal, quase 50% dos delegados eleitos apoiaram-na e muitos dos super-delegados têm as posições que têm no partido por causa dos Clinton.

    Já foi desagradável estes super-delegados terem dito a Clinton que apoiavam Obama. Certamente, não o voltarão a fazer no contexto de apoio a Clinton como VP.

    Obama-Clinton ’08 é uma realidade cada vez mais provável.

  6. Faltam 16 Delegados ao candidatado OBAMA. Somente ele precisa ganhar metade em cada Estado (Montanha e SD).

  7. Esteja atento ao site da CNN. Faltam apenas 12 votos para o barack obama ter o “magic number”. Hoje poderá reclamar vitória. E hillary desistir.

    É um final de campanha muito estimulante.

  8. Igualmente o site de Obama confirma os 12. Possivelmente , os recentes comentários de HC estarão na base dessa trajectória francamente ascendente de OBAMA, rumo ao magic number : 2118.

  9. Faltam 10! Já não precisamos de esperar pelo resultado de Montana.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: