Publicado por: Nuno Gouveia | Julho 21, 2008

Obama Rock Star

Segundo esta noticia do Der Spiegel, Barack Obama irá discursar na Die Siegessäule, ou Coluna da Vitória*, e são esperadas até 1 milhão de pessoas para assistir a este discurso. Evidente que o número apoiantes não deverá ser tão elevado, mas será uma grande manifestação de apoio europeu ao candidato democrata.

* não sei se é esta a tradução correcta em português


Responses

  1. um fenómeno. hoje falei com um colega que não gosta de política, nunca ouviu o obama dizer nada, nunca leu uma linha do homem, não se interessa minimamente por essas questões em Portugal quanto mais nos EUA, mas acha que Obama é o homem certo para governar a américa. Porquê? porque acha.

    certamente um de muitos que se vivessem em berlim lá iriam estar.

  2. Sem dúvida. Obama é um fenómeno que ultrapassa em muito o interesse que a política norte-americana gera no mundo. O comum mortal europeu é pelo Obama, simplesmente porque é. Independentemente das suas ideias. Obviamente que também há muitas pessoas, informadas, que seguem activamente a campanha americana, e são completamente pró Obama. Até porque seria difícil uma pessoa de esquerda ter outro posicionamento que não este.

    Mesmo para aqueles que não são pró-Obama, e conheço vários , têm que concordar que o candidato democrata colocou a América novamente na moda. Isso é indesmentível. E a prova viva serão os milhares de pessoas que o vão receber na Alemanha.

  3. Já agora, a tradução está correcta, só falta remover o “the” ou trocá-lo por “die”. Eu sei que é como está na notícia, mas creio que não deveriam ter feito aquela tradução.

    Penso que foi má escolha. Não só por causa das conotações que o monumento tem com o passado prussiano e nazi, mas essencialmente devido à localização. Os organizadores podem até esperar um milhão de pessoas, mas a maioria só poderá ver Obama através de ecrãs gigantes. A Siegesäule é uma rotunda na confluência de 4 avenidas, uma das quais continua na direcção da Porta de Brandenburgo. Segundo esta notícia do Spiegel Online (http://www.spiegel.de/politik/deutschland/0,1518,566899,00.html para quem entenda alemão), Obama com a Porta de Brandenburgo em frente de si (se bem que seja a parte de trás da porta) a 1 km de distância. As pessoas que o queiram ver directamente terão de estar na avenida 17 de Junho (que tem uma largura de cerca de 20 metros) e duvido que 1 milhão caibam ali. Duvido que lá caibam sequer 100 mil. As restantes terão de o ver por intermédio de ecrãs gigantes.

    Em todo o caso, 1 milhão é um número ridículo. Esse é o valor de pessoas habitualmente citado na Love Parade e que enche completamente aquela zona. Para um político, duvido que atinjam esse número.

  4. Eu também acho que muito dificilmente Obama terá mais de 100 mil pessoas na rua. O que já será um numero extraordinário. Esta semana saberemos se haverá assim tantos alemães dispostos a sair à rua para apoiar um candidato americano.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: